Aula do dia 27/04 – Informática (Word e PowerPoint) e Teorias da Cultura

Na aula de ontem, os professores Silvio Mello (IFRJ/Maracanã) e Victor Hugo Adler (UERJ) deram aulas de Informática para Word e PowerPoint e Teorias da Cultura, respectivamente.

O primeiro tempo de aula foi sobre a Informática para elementos de uso comum no dia-a-dia do Pacote Office, que são o Word, programa que edição de textos e o PowerPoint, programa de criação de slides para uma apresentação.

A primeira parte da aula, foi destinada ao Word, onde os alunos puderam aprender como usar as mais diversas ferramentas desse programa, como formatação dos textos, das palavras, em relação aos parágrafos, margens, entre outros recursos básicos que podem ser aproveitados no programa.

Já a segunda parte da aula do professor Silvio, destinou-se ao PowerPoint, outro programa de muita utilidade do pacote Office, onde foram ensinados aos alunos, alguns dos princpíos básicos do programa, como mudar o design do slide, tempo de apresentação, efeitos visuais e sonoros, adição de vídeos aos slides e etc.

Após o intervalo dos alunos, o professor Victor Hugo Adler, da UERJ, mostrou aos alunos numa aula muito dinâmica, as teorias da Cultura, desde um histórico da palavra “Cultura”, e as suas teorias, passando pelos seus precursores, como Peter Burbe, no século XVIII até a Alemanha da época, onde havia uma valorização do popular, para a construção de identidades regionais.

O professor falou também de pensadores sobre o assunto na atualidade, como Marilena Chauí e Néstor Canclini (ARG) e sobre a Literatura Marginal em São Paulo, e as suas grandes influências como Preto Ghoéz e Érika Nascimento.

Falou também sobre as “culturas” erudita, de massa e popular, onde em um exemplo, ele citou como sendo as culturas eruditas o “legado cultural do Ocidente, a cultura acadêmica”, as culturas de massa sendo “a mercadoria da indústria cultural” e a popular, como sendo “a cultura tradicional, o folclore, o rural.”

E além disso, fez a leitura dos textos  “Cultura é Poder”, de Preto Ghoéz, e “Solar dos Príncipes”, de Marcelino Freire.

Bom, esse foi um pequeno resumo das aulas de ontem (27/04).

Até a semana que vem, onde faremos mais um post da aula do dia 03/05!

Por Victor Baetas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: