Aula do dia 08/06 – Projetos Socioculturais e Políticas Culturais

No dia 08/06, a professora Ana Luisa e o professor João Guerreiro, entraram em cena, para dar as aulas sobre Projetos Socioculturais e Políticas Culturais, respectivamente.

No primeiro tempo, a aula foi dedicada a falar sobre os Projetos Socioculturais, onde a professora Ana Luisa iniciou a aula falando sobre alguns exemplos de projetos socioculturais e falou sobre os objetivos que esses projetos devem ter.

Falou sobre 4 pontos que o projeto deve ter: Foco, Identidade, conteúdo e um ponto que é muito importante, o seu conhecimento. Além disso, falou sobre a excelência artística, que nada mais é do que o projeto tenha alguma expertise, que tenha um articulamento e etc.

Depois, falou sobre as questões territoriais, sejam elas no que diz respeito do seu projeto, ou seja, o espaço que você pretende aplicar o seu projeto.

Após a fala, a professora fez uma atividade com os alunos, onde eles tinham que se dividir em 3 grupos, e realizar a leiturade texto entregue pela própria professora e feito isso, eles tinham que dar um exemplo, a partir da leitura do texto, de um projeto que deveria conter os seguintes itens: Ser sociocultural, ter excelência e qual é a ocupação territorial do mesmo. Depois de terminado o tempo dado pela professora, os alunos apresentaram as suas propostas e a professora debateu com os alunos sobre os mesmos, finalizando a aula.

Após o intervalo, quem deu aula para os alunos foi o professor João Guerreiro, que começou a aula falando sobre os objetivos da aula, e sobre o que são as políticas culturais e quando as mesmas surgiram.

Fez também um histórico sobre a construção do projeto de politica de cultura no interior do estado, de 1930 a 1970, passando pela construção da identidade nacional, que é a construção do popular.

Fez ainda um histórico cultural, que passou pelos anos de Brasil Império, pela ditadura de 1964, relacionando a mesma com as políticas culturais da época, por 1988, com a nova constituição, e os novos projetos para a área cultural, até a criação da Lei Rouanet, que só foi regulamentada no governo de FHC, em 1995, e finalmente chegando as políticas culturais dos dias atuais, realizando debates sempre entre os tópicos.

Bom, esse foi mais um resumo das aulas do curso!

Até a quinta, com mais um post sobre as aulas do dia 16/06

Abraços e até!

Por Victor Baetas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: