Sobre o curso

O Curso de Formação de Agentes Culturais Populares visa capacitar/qualificar jovens e adultos moradores de espaços populares, sobretudo, favelas na cidade do Rio de Janeiro, que desenvolvem atividades no campo da arte e da cultura (artistas e produtores culturais dos campos da música, dança, audiovisual, artes plásticas, artesanato, teatro e “animadores culturais”).

A intenção é estimular essas iniciativas e permitir que elas possam se beneficiar de editais de fomento, sendo organizadas no sentido de captar recursos (públicos ou privados), bem como desenvolver atividades auto-sustentáveis. Com isso, além da formação profissional dos empreendedores culturais das periferias cariocas, será possível dinamizar a economia dessas localidades, tornando as atividades culturais já desenvolvidas por esses agentes fonte de renda e emprego para a população favelada.

Outro objetivo é desenvolver redes culturais nas favelas, no sentido da construção de uma cultura de paz, com respeito à diversidade étnica, de gênero, religiosa etc. A presente proposta representa a continuidade de um projeto desenvolvido pelo grupo de pesquisa Observatório da Indústria Cultural, contemplado pelo edital PROEXT 2008. Atualmente, o curso está com sua terceira turma em andamento, tendo como resultado, uma série de iniciativas bem sucedidas, implementadas pelos agentes formados pelas duas primeiras turma do projeto.

Esperamos você na 4ª edição!

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Dione Lins
    mar 03, 2011 @ 03:34:39

    Não sou moradora de espaço popular, porém sou professora da rede municipal do Rio e trabalho em Vila Isabel e a maioria de meus alunos são da comunidade do Morro dos Macacos e arredores. Sou professora de Artes Visuais e temos na escola um projeto de oficinas com as linguagens artísticas. Além disso, tenho interesse em pesquisa sobre cultura e patrimônio cultural no espaço escolar. Portanto, gostaria de saber se com este requisito posso me inscrever e quando acontecem as aulas?

    Responder

  2. Periferias em cena
    mar 03, 2011 @ 21:37:22

    Olá, Dione.

    O fato de ser moradora de espaço popular é apenas um critério de desempate na seleção.

    Portanto, estamos esperando a sua inscrição, lembrando que as mesmas irão até o dia 18 de março, através do site http://www.ifrj.edu.br/site/conteudo.php?cat=138

    Att,
    Victor Baetas

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: